O ser humano é por natureza um “ser racional”. Mas o que significa, na sua profundidade afirmar que o ser humano é um “animal racional”? O que isso tem a ver com a fé? O que é pensar a partir da fé? Essas questões estão no âmago de uma outra questão essencial para quem crê: O que é vida a partir da fé? O que é a vida cristã?
Afirmar que o homem é um animal racional significa dizer que o ser humano é a única criatura que pode “ter consciência sobre sua própria vida, sobre o mundo e sobre as coisas”, e isso também significa dizer que o ser humano é o único que precisa dar sentido à sua vida. Diante de tudo aquilo que o homem é e tem em sua essência pessoal (intelecto, vontade com seus desejos, emoções, sonhos, etc.) ele precisa se posicionar, ou seja, dar um sentido para melhor viver a sua vida. O “ser racional” do homem comporta justamente esse capacidade que ele tem de pensar e refletir sobre si mesmo, o mundo, as coisas e Deus, para construir sua vida dando-a um sentido que o faça viver e alcançar a felicidade, pois a felicidade é o grande desejo do ser humano.
A fé por sua vez nasce do desejo do homem de realização plena. O homem possui uma abertura própria para o “eterno” e o absoluto. O homem tem o desejo pleno de amar e ser amado totalmente, plenamente. Esse desejo de saciar-se plenamente no amor é o grande desejo que o homem tem por Deus, por que o homem é criatura de Deus!. Em todas as coisas que o homem busca na terra (mesmo quando realiza alguma maldade), no fundo o homem busca algum tipo de realização pessoal, busca uma felicidade. O homem possui uma abertura própria ao Absoluto, ao amor pleno. É dessa abertura (que nasce do desejo e da busca pela felicidade plena), que o homem pode acolher uma Palavra que só pode admitir (crer) por fé.
Como diz a Epistola aos Hebreus: “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Para o cristão essa fé nasce do Cristo que cumpre as Escrituras, e revela quem Deus é, e o que Ele dá ao homem. Em Cristo, o desejo humano por Deus se concretiza, pois Deus se faz homam! Por que Deus se fez homem, e porque a própria revelação de Deus foi acontecendo na Historia, passo a passo, o homem pode compreender o que Deus foi nos revelando por sua palavra e seus atos como Historia de salvação.
Como foi dito, o homem, por ser racional, precisa dar sentido à sua vida. No fundo, sempre o homem busca um sentido para viver, busca amar e ser amado. Esse desejo, é o desejo de “salvação”. O homem quer ser salvo, ou seja, quer encontrar o sentido verdadeiro pelo qual viver e morrer! A salvação, que no hebraico significa também “cura”, é a vida plena! Estar “curado” é ter vida verdadeira. E a vida verdadeira para o homem está em Deus!! Deus é o sentido verdadeiro da vida humana!! Jesus nos revela como é a vida cheia de sentido: é uma vida de amor, porque Deus é amor!
Pensar na fé significa portanto: dar as razões da nossa fé (I Pd 3,15. Significa buscar compreender o que é a vida cristã a partir daquilo que Deus revelou por Sua Palavra. A Palavra precisa ser compreendida. Fé e razão não são coisas opostas. Razão não é só pensamento abstrato. Razão é capacidade de dar sentdo à vida, as coisas e na fé isso se faz a partir de Deus, por que o própria Espirito vem a nós e nos dá a capacidade de penetrar nos mistérios de Deus.
A Teologia é um serviço à fé. Não é algo só para intelectuais. Ela possui sim os seus “intelectuais e pesquisadores” mas isso só tem sentido se estes estiverem à serviço da Igreja para que ela possa cumprir o seu dever de “evangelizar” ou seja de tornar a “Boa noticia” compreensivel em todas as suas dimensões. A doutrina da Igreja ajuda a compreender e amadurecer a fé. Pensar a partir da luz da fé, é procurar compreender a vida, as coisas, a Igreja, suas doutrinas e tudo mais para ver a própria vida a partir de Deus mesmo, pois Ele é o sentido ultimo da nossa vida.
Um dos objetivos deste blog é trazer reflexões, artigos, pensamentos a partir da fé, mostrando que a Teologia (o pensar a partir fé) é patrimonio de todo cristão, por que o ser humano, enquanto ser racional precisa dar sentido (pensar) a vida. E a vida plena é Deus mesmo que se dá a nós dando-nos a vida!